Helena Tannure - Chá das Quatro - Crimes digitais

Helena Tannure - Chá das Quatro - Crimes digitais Hoje no chá das quatro trazemos uma importante discussão sobre os crimes digitais que assolam o mundo online o assunto é sério mas precisa ser discutido Então fique ligadinho fica ligadinho porque o chá das quatro Está no Ar hoje no estúdio um pouco alérgica Então você vai sentir diferença na minha melhorarias e na minha voz mas aqui com.

Helena Tannure - Chá das Quatro - Crimes digitais

Simone Lacerda e Priscila Priscila o seu sobrenome Ribeiro sejam bem-vindas meninas ao estudo de deixar as quatro para a gente apresentar e conversar sobre esse assunto então prepare-se para um programa impactante e Urgente vamos conhecer a quarta mulher de hoje Camila emerêncio é uma médica com especialização em Psiquiatria trazendo uma abordagem integrativa para a saúde mental sua fé cristã desde a infância a.

Levou a ser líder de louvor e de adolescentes durante a pandemia fundou dois projetos transformadores mulheres ajudando mulheres a ressignificar traumas e encontrar propósito e conexão mais vida conectando profissionais para apoiar a população vulnerável Camila também é colunista de saúde mental no programa mulher 360 compartilhando o seu conhecimento e experiência seu propósito.

É ser uma ferramenta de Deus para ajudar mulheres a descobrir seu valor e identidade trazendo uma espiritualidade saudável para a cura da mente e emoções para estar aqui com a gente para conversar desse assunto e você como médica e psiquiatra é uma pessoa que pode ajudar a gente a entender um pouco melhor e lidar um pouco melhor com essa situação toda que tá assolando os nossos.

Lares a gente vive numa época muito desafiadora porque cada pessoa ganhou vós através do celular cada um tem o seu tablet o seu celular e hoje infelizmente Muitos pais não compreendem ainda da seriedade de se apresentar as telas as Crianças antes delas completarem 5 anos de idade então Muitos pais usam estão usando as telas hoje como chupeta né então a criança tá agitada põe um tablet na mão dela para.

Assistir um desenho animado mesmo quando elas acreditam que estão colocando o conteúdo adequado para faixa etária os pais colocam já expõe a criança as telas de uma forma precoce fora isso Elas começam a ter conteúdo acesso a conteúdos inapropriados ainda é um terreno escorregadio porque as leis na internet agora que elas começaram começaram a passar pelos processos de leis mesmo para controlar a internet para punir os.

Crimes online e tal você como psiquiatra você vê algo que já tá sendo deflagrado nessa geração que tá gerando os seus efeitos colaterais para você você com seus colegas conversando com seus colegas psiquiátricas no seu meio você vê as crianças sofrendo dano das exigências elas tem que participar de Jogos Mortais a gente já tem visto aí jovens que tiram a própria vida por causa dos Desafios na internet e tal você já já conversa sobre.

Isso dentro da psiquiatria Bom primeiramente bom meninas prazer está aqui com vocês obrigada pelo convite é realmente após a pandemia o consultório de um bom mesmo principalmente com criança e adolescente à procura tá muito grande e eu vejo que não só é por conta das Telas mas por conta da negligência dos pais a questão do abandono inclusive Saiu até um estudo na Unifesp recente.

Falando sobre isso que o desenvolvimento neuro psicológico da Criança e dos adolescentes então sido afetados principalmente por duas questões que é a permissividade e a negligência então o fato de hoje você entregar como a Helena disse né a educação para uma tela né toma aí enquanto eu tenho que fazer as minhas coisas você tá prejudicando o seu filho né Não só na questão do desenvolvimento dele mas na questão também que do da cognição dele como.

Adulto né O que que ele vai ter depois como emoção como adulto o que que ele vai desenvolver como raciocínio toda a construção dele também ali nessa fase que até os 18 anos da questão da identidade que ele tá ali entre os seis anos até os 18 anos entendendo essa questão do gênero né se colocando no mundo quem eu sou o que que eu quero da minha vida para onde que eu vou então todo futuro do filho está sendo entregue a Telas né que é o que tá acontecendo agora então a maior acho que a maior.

Preocupação de tudo hoje não é só Ah toma aí uma tela é a questão do que com os pais estão fazendo para poder dar atenção aos seus filhos para poder responder Os questionamentos para poder ter ou qualidade de tempo com eles né estar ali olha o que que você tá vendo Qual são suas dúvidas porque depois dos mais ou menos 12 anos de idade a criança ela começa a ter ali aquela formação de entender o abstrato até então a mente dela é muito concreta ela quer saber como que Deus por exemplo cabe no céu se ele é do tamanho do universo como que.

Ele cabe dentro do céu aí a pergunta da Criança e aí ela mesmo Responde ah cabe porque ele fica dentro do céu mas com as pernas balançando é assim que ela pensa depois dos 12 anos ela começa a entender mas que que é justiça ela começa a pensar que a meta cognição que a gente fala pensar sobre o povo o próprio pensamento então o que que é justiça quem que é Deus de verdade Deus existe mesmo e aí começa aquela questão de perguntar sobre o abstrato e isso é uma parte importante porque nessa hora eles.

    Vão querer questionar eles vão querer saber e quem que vai responder celular Google YouTube essas questões todas né

    Que a gente tava falando antes também sobre a questão do gênero tudo vai entrando ali respondendo que eles estão se perguntando porque os pais estão ausentes não estão respondendo essas perguntas Então tudo isso é muito sério né O que que a gente vivendo Hoje é a questão também deles estarem muito tempo sendo privados do Sono isso também é prejudicial porque o padrão do Sono do.

    Adolescente ele é diferente do padrão do sono por exemplo do adulto eles precisam dormir mais horas tanto quanto o bebê que a gente sempre fala né tem que dormir mais adolescente também criança também seis anos tem que dormir mais porque eles estão um processo ali de formação de memória de formação de raciocínio formação de cognição tudo ali é neuroprotetor para ele no sono então essa privação do sono vou dormir tarde e acordar cedo no outro dia ou então dormir pouco dormir mal porque fica no.

    Jogo fica no celular fica não tem higiene do Sono nenhuma tudo ali bagunçado não tem um sono reparador nenhum que que acontece prejudica a mente dele e principalmente né os estudos falam que essa privação do sono causa que a violência então eles tendem a ser mais agressivos mais irritados mas ter transtorno que a gente fala de Conduta que é essa questão séria né que tá acontecendo dos crimes digitais com os adolescentes é um transtorno de conduta Então tudo isso.

    Vai se agravando justamente também por essa privação do sono é um ciclo que a gente vai vivendo né olha que interessante isso que a Camila tá trazendo para gente a privação do sono eu nunca tinha tentado para isso porque é claro que as mães que estão atentas elas vão elas vão controlar o tempo né Vamos falar olha Desliga isso tá na hora de dormir né e tal é recentemente eu passei para o quarto da minha filha de 21 anos e ela tava no celular e já era quase uma da manhã.

    Né então a gente pensa que saiu da adolescência automaticamente Eles não precisam mais fiscalização e não é bem assim imediatamente eu falei filha mas eu falei que eu acho que não é adequado você ficar muito tempo né eu não fiz essa conexão Entendeu todo toda todo ser humano precisa de Horas de Sono né no outro dia ela ia acordar cedo então precisa de Horas de sono reparador agora eu não sabia dessa informação sobre a ausência de sono com a conexão com a violência olha como é que é importante a.

    Gente falar sobre isso é muito importante também assim eu noto tem tem um tempinho tem uns três Vai fazer três anos que eu saí de sala de aula mas assim eu enquanto professora de piano a disciplina piano em si Exige uma certa postura uma certa calma exige Uma tranquilidade para você poder fazer o que você precisa fazer né e o quanto eu notei isso há três anos imagina agora assim né pós pandemia pós pandemia eu.

    Quanto eu notei os meninos inquietos não conseguem ficar 10 minutos sentado ao piano na aula de 50 10 minutos sentado ao piano é assim e a gente enquanto Professor a gente tem que rebolar como se dizem né Por exemplo aí ficou 10 minutos no piano se levanta e faz uma atividade com o menino de pé Ah ficou cinco minutos agora aqui lendo a partitura depois que leu 5 minutos já faz uma outra brincadeira porque porque não consegue isso eu tô falando de crianças não é de criança pequena é criança de 10 12 13 anos.

    Nada não e acho que tinha diagnóstico específico Ok gente lidava com a situação mas a impulsividade a necessidade de ter tudo muito rápido porque nos jogos porque na internet é tudo num clique e Isso muda a forma da pessoa lidar com a vida né de forma de enxergar a vida ela vai pedir um pão na padaria se ela falava assim tá terminando de sai ele vai embora né tô dando exemplos assim extremos mas eu acho que é isso que acontece mesmo né você fica cinco minutos na fila do.

    McDonald's mas que é isso Que absurdo do McDonald's então a forma como você vê a vida ela é completamente alterada pela pela forma como você utiliza as telas mesmo bom vamos colocar mais uma mulher na nossa conversa aquele Cristina a tia Keila Olá pessoal que bate-papo maravilhoso Helena e toda toda essa essas mulheres.

    Extraordinárias que estão aí Que bom ouvir vocês e a gente falar sobre esse assunto tão importante né de proteção

    Essa geração eu estou assim muito difícil a gente está muito feliz de te receber aqui querida obrigado por ter aceitado nosso convite e eu quero saber de você tem alguma forma da gente ajudar os pais que estão nos assistindo Hoje é a Camila ela trouxe para a gente aqui um Insight sobre a questão da negligência e você falou sobre a permissividade né ela.

    Falou sobre a permissividade e a negligência que são padrões que estão aí na nossa sociedade e que são extremamente danosos para as nossas crianças como que os pais que estamos assistindo hoje porque a gente tá tendo assim um tanto de informação Mas na vida prática como que estes pais podem ser negligentes nem permissivos excessivamente.

    Então eu sou eu Sou professora né sou pedagoga e a gente tem esse um desafio gigante a nossa Doutora que sai falando assim esse ponto que ela colocou é muito importante e as crianças precisam de dose do mundo real para que elas elas tenham né Essa vivência e esse desenvolvimento produtivo que vem a ser cada vez mais válido e trazer uma produção muito mais espontânea né para criança então o que as famílias os pais e que a gente.

    Batalha todo tempo para entender é que as crianças precisam de mundo real e o mundo real não é o mundo virtual o mundo real é música é brincadeira é toque é a gente fazer a criança viver né uma vida de contato com o próximo com o outro e tem uma uma nota que a Sociedade Brasileira de Pediatria ela ela colocou e eu gosto muito de utilizar e a doutora trouxe também que essa que desse conjunto né dos profissionais colocaram.

    Para gente Para nos fortalecer eu como professora como mãe também a questão da criança ser levada ao brincar as famílias estão ausentes a gente está vendo Pai filhos de pais e que estão vivos mas os filhos estão órfãos de presença de estar verdadeiramente conectado com o filho e essa conexão vem através do brincar então assim eu tô eu tô vendo e eu nas palestras em tudo que nós fazemos Eu Estou trazendo esse resgate da brincadeira em família os.

    Pais precisam também se desconectar um pouco do virtual e para o mundo real os pais precisam né conhecer os filhos saber do que os filhos estão aí brincando ensinar os filhos a brincar daquilo que eles brincavam quando ainda eram crianças porque tá se perdendo isso né quando a gente eu vou trazendo para os pais eu falo o que que vocês faziam na infância de você são tantas brincadeira maravilhosa eu sei que vocês estão aí agora aí assistindo e pensando né qual a brincadeira que você fazia na sua época e às vezes a gente não tá.

    Dando a oportunidade para os nossos filhos para as nossas crianças brincarem com essas brincadeiras eles precisam se desconectar do mundo virtual e voltar e estar no mundo real porque no mundo real né no mundo do da música da brincadeira do toque da conversa é que a criança vai desenvolver a empatia vai desenvolver a lidar a facilidade de lidar com relacionamentos a gente tá vendo a dificuldade que nós estamos tendo com as crianças da escola de terem empatia de.

    Se colocar no lugar do outro de ter relacionamento eu não sei quem falou aí sobre a questão né vai pedir um pão e vai embora da padaria porque não vai esperar então essa dificuldade mesmo de lidar com o mundo real então a gente precisa para trazer a garotada para o mundo real e para a cabeça delas valerem por mais de mil processadores o essencial que elas voltem a brincar e esse brincar precisa ser estimulado pelo adulto para que traga essa conexão entre pai e filhos Para que tenham diálogo e.

    Assim vão poder saber quem são os amigos do que que ele gosta do que que ele tá brincando do que que tá trazendo para ele porque a conexão em família é o que vai trazer um diálogo aberto para que eles possam ter um local seguro para conversar e não sofrerem com tantos ataques que nós estamos vendo aí o importante também Obrigado pelas suas dicas elas são precios eu tenho certeza que tá abençoando o pessoal de casa é importante também a gente.

    Encorajar os nossos filhos a leitura não é tia Keila porque é a leitura a imaginação da criança trabalha né ela cria os seus próprios cenários figurinos aventuras elas se coloca dentro da história então é muito importante também a leitura ser fomentada seus primeiros anos de vida para virar um bom hábito não é isso isso mesmo Helena Nossa nós temos até um livro que é o livro protegidos que nós fizemos para trabalhar essa conexão de família aí é um livro musical além do livro que.

    Tem as atividades as dinâmicas também tem a música Então hoje a gente tem diversos materiais para os pais podem ter acesso né E que tem esse despertamento para ter essa essa incentivo né e que seja assim que seja algo que seja estimulado dentro das famílias extraordinário é trazer esse mundo real aí livros músicas brincadeiras é assim que vai ter conexão verdadeira com a infância porque a infância ela aprende através do brincar.

    Muitíssimo obrigada Keila pela sua participação eu tenho certeza que as Suas dicas aí podem dar morte para os papais para as mamães tias avós que estão nos ouvindo agora muito obrigada viu Eu que agradeço um beijo beijo minha linda essa obrigado Deus continue te abençoando tchau tchau gente é tão interessante que ela traz para gente essa possibilidade do a vida real né como é que você foge dos crimes virtuais como é que você pode desse.

    Adoentamento que o virtual gente a gente não tá aqui querendo pretendendo dizer que a internet é só coisa ruim não tá mas não sejamos inocentes é uma ferramenta poderosa e dependendo do jeito que você usar essa ferramenta ou ela vai gerar vida ou ela vai gerar morte é simples assim né e Olha quantas informações ricas que nós já obtemos aqui então isso vale uma reflexão para nós Será que nós como influenciadores de crianças porque não é só para pai e mãe né OK somos pais mas também somos avós.

    Somos tios somos amigas de amigas que tem filhos pequenos então a gente pode interferir de uma maneira positiva a fim de proteger a geração nós fizemos um programa que sabe Doutor Camilo sobre a proteção da infância sobre como nós precisamos de nos levantar como protetores da infância numa época de tantas influências negativas tantas ideologias né e crianças que não podem Decidir sobre assuntos tão risórios agora estão tendo voz para.

    Decidir coisas definitivas na vida né então a gente tava falando sobre isso e o assunto de hoje não é muito diferente disso que é um outro tipo de proteção leva isso leva isso então às vezes você que tá nos assistindo pai e mãe a doutora Camila nos ofereceu essa perspectiva de importância do Sono da não negligência da não permissividade e também agora a tia queira trouxe para gente esse cenário de apresenta para.

    Criança a vida real ensina brincadeiras e o que que o que que eu percebo não sei se é uma percepção só minha mas eu percebo as pessoas muito eu não quero usar essa palavra mas ela que é mais forte que dentro de mim preguiçosas elas estão desanimadas desmotivadas eu vejo os adultos muito altos centrados e pensando apenas na própria vida nos seus próprios dilemas nas suas próprias desafios e se esquecendo que há um indivíduo em.

    Formação dentro da sua casa e que depende de você depende da sua influência depende do seu ensinamento depende da sua proteção porque ela não sabe se proteger né e muitas pessoas estão negligenciando por causa da sensação de conforto não eu trabalhei o dia todo tô cansado leva lá para o seu pai não não não eu não quero brincar agora não tô mamãe tá muito cansada filho aqui vai jogar o joguinho e tal Eu.

    Já escolhi um joguinho vai ver o filminho e tal mesmo que sejam coisas que já tenho passado pente fino você já vê que um bom conteúdo que não vai ser nocivo tem um momento que a gente vai ter que sair quebrar com essa com essa apatia tem remédio para isso gente uma coisa que eu tenho feito que aconteceu né lá em casa recentemente eu acredito que o esporte e atividade física ajuda muito nessa conexão se você é uma pessoa que gosta às vezes de ficar brincando sentar e brincar não tem essa paciência o esporte ele ele é maravilhoso para.

    Isso então eu coloquei na minha agenda com meus filhos a gente fazer beat tênis e eu todo mundo falar e faz Beatles é muito bom não sei o que eu marquei eu faço um horário com Estevão de manhã então a gente faz duas vezes por semana 8 horas da manhã de oito às 9 horas eu e ele a gente faz aula junto começamos juntos eu tô aprendendo junto com ele também muito bom e que ele estuda à tarde e a Ester estuda de manhã então eu faço com a Ester à tarde aí terça quinta com a Ester eu faço de 5 a 6 da tarde com ela depois a gente busca o Estevão na escola então e eu percebi na.

    Stephanie principalmente que esse tempo com ela tanto que foi importante porque eu vi a alegria dela de estar fazendo aquilo ali comigo mas não é só do bitte tênis a gente tá comigo naquele momento eu tá junto com ela tanto que eu cheguei para buscar o Estevão a mãe de uma coleguinha falou assim ah porque meu filho faz caráter e não sei o que eu tô deixando a minha filha de lado eu peguei e falei ah não pego sua filha e leva ela se você quiser para fazer uma aula de tênis com a gente aí ela ficou toda feliz e tudo falou assim Ah.

    Que bom mãe mas pode ser assim outro horário aí eu entendi que ela queria na verdade tem aquele tempo ela queria tá que fosse eu e ela não quer colocar mais gente ali ela quer que seja então e eu vi como que é importante eu falei nossa é uma coisa que eu nem pensei não foi algo assim mas que eu vi a importância dessa conexão então se as pessoas têm essa dificuldade até para praticar atividade física é uma oportunidade é uma oportunidade que ela.

    Tem de praticar uma atividade física é o mesmo tempo ter essa conexão com os filhos Aí talvez você esteja nos olhando ainda do seu sofá e falando assim ah mas é muito fácil para vocês falarem isso Madames porque vocês fica o dia inteiro dentro de casa ou não é bem assim a história mas a gente vai conversar sobre isso depois do intervalo sai daí que eu quero ter um papo reto com você sobre isso estamos de volta no show das quatro de hoje a gente tá falando da importância da nossa interferência da nossa intervenção nos crimes que estão.

    Acontecendo através da internet na vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes então a gente falou que do primeiro no primeiro bloco de como que a gente pode preservar os nossos filhos é desse ambiente nocivo que pode se tornar a internet e aí a gente teve conselho aqui das nossas profissionais de Plantão a doutora Camila e a tia Keila que vieram que veio conversar com a gente online sobre oferecer para criança na vida real.

    Cuidar da qualidade do sono não ser negligente a gente a Simone falou terminou o último bloco falando sobre um ponto achar um ponto de conexão para apresentar essa vida real para quem tem mais dificuldade de brincar por exemplo sentar para fazer um lego jogar um jogo de tabuleiro e tal tem gente que tem dificuldade eu sou essa pessoa e aí como que a gente pode arrumar um jeito de conectar e é Simone achar um caminho muito legal que foi o esporte então ela sugeriu aqui o bitte tênis Eu até.

    Brinquei né no último no final do último bloco eu falei assim aí você tá olhando pra gente não julgando e dizendo Ah que bonito tempo não tem dinheiro para isso não ou Ai Que bonito duas vezes de manhã de tarde eu não tenho tempo para isso não minha filha trabalha o horário integral de 8 às 18:00 com uma hora de almoço o patrão na minha cola gente primeira coisa que a gente tem que entender na vida é para de dar desculpa a gente sempre arruma um pretexto para não modificar os nossos rumos a gente.

    Quer os resultados bons sem se esforçar minimamente para que eles venham Então tá bom você não tem você trabalha de oito às 18 horas que que você pode fazer depois das 18 tem alguma possibilidade de você buscar um outro trabalho é a gente porque não é não é porque tá dando certo esse trabalho você tá tirando o seu pão desse trabalho que você ficar estacionado nesse trabalho você pode buscar enquanto você tá trabalhando dando o seu melhor aqui nesse trabalho de 8 às 18 horas você pode buscar outras possibilidades.

    Você pode buscar outro tipo de trabalho que às vezes vai até te pagar menos mas para você ter mais qualidade de vida então às vezes as pessoas ficam tão focadas eu já tô no meu lugar de conforto então eu já tenho esse salário é isso aqui mesmo que eu tenho para minha vida então né Essa é a vida que eu tenho para viver Não essa é a vida que você tá se permitindo viver que a gente tem que se submeter mesmo a esse é isso que a gente tem hoje e fazer o melhor com isso então tá bom não dá para eu sair do emprego agora Helena preciso desse trabalho certo não se.

    Acomode nele a minha primeira dica busque novas alternativas converse com seu companheiro com seu esposo com o pai das crianças não sei se você cria seus filhos com o pai das crianças por perto Mas conversa com a sua rede de apoio a fim de que eles te ajudem nesse processo de proteger os seus filhos segundo busca tanta alternativa faz uma caminhada não paga nada a fazer caminhada gente acha um lugar bonito aí um parque entendeu ah não dá para caminhar todo dia Ok vamos caminhar duas vezes por semana a Simone faz duas vezes por semana vamos achar o momento para fazer o bitte tênis ó a.

    Caminhada né Ah meu filho sonha aí para uma escolinha de futebol entendeu vamos lá conversar na escolinha de futebol vamos buscar um desconto um negócio que a gente sempre fica arrumando um pretexto para não transformar a nossa realidade a gente fica sempre empurrando com a barriga reclamando e dizendo Ah vida oh céus osa isso tem a ver também Camila com eu percebo isso em muitas.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Rp5jQwsu604

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem